Mais um blog inútil.

Maio 27, 2009

Leitor de SMS – Modem Huawei E220

Filed under: Coding,Drama,OpenBSD,OSX,Serious Business — falso @ 0:46

Ora viva!

No natal passado a minha fc ofereceu-me um "Vodafone Vita Net". Que inclui este modem USB. A malandrice é que em OSX (onde costumo usar) e OpenBSD não há maneira de ler as sms que nos são enviadas pela Vodafone a dizer ate quando dura o serviço, quantos megabytes temos, etc. Já andava com esta fisgada há muito tempo então decidi fazer um programinha que se ligasse ao modem por serie, mandasse os comandos AT que listam as sms, e mostrasse duma forma pipi.

Decidi usar perl, porque já vem por default no OSX e no OpenBSD. Tive foi de usar um modulo extra do perl que não vem na base, o Device::Modem para conseguir comunicar com o modem.

Para instalar este modulo em OpenBSD basta instalar o comms/p5-Device-Modem. E no OSX o mais facil é chamar a shell do CPAN "perl -MCPAN -e shell" e depois lá "install Device::Modem" e responder que sim ao que ele pergunta.

Também uso o comando "stty", mas existe em OpenBSD como em OSX portanto não há dramas. Uso-o para apanhar o numero de colunas do terminal, para o output se adaptar à largura.

No inicio do ficheiro estão duas variáveis que devem ser preenchidas correctamente, o $pin e o $device. Ah... e tem que ser corrido como root, ou então dar permissão ao device de alguma forma, eu não sei como.

Futuramente, talvez adicione opções para eliminar sms e também para enviar.

Sem mais demoras, aqui está o sms.pl - Licença BSD.

Aqui vão os screenshots obrigatórios.

osx

openbsd

6 comentários a “Leitor de SMS – Modem Huawei E220”

  1. mirage diz:

    Gosto da utilidade deste script, para variar um bocadinho. Não deixo de reparar que: All you have to do is type a million commands *in OSX*.

    PS: Ola falso td bem?

  2. Leitor de SMS - Modem Huawei E220 | Mais um blog inútil....

    No natal passado a minha fc ofereceu-me um "Vodafone Vita Net". Que inclui este modem USB. A malandrice é que em OSX (onde costumo usar) e OpenBSD não há maneira de ler as sms que nos são enviadas pela Vodafone a dizer ate quando dura o serviço, quan...

  3. Tallken diz:

    mirage, não interessa, se é a million commands *in OSX* não faz mal porque OSX é perfeito. Agora se for em GNU/Linux, aí sim, Linux fails :D

  4. Mário Gamito diz:

    adorava estar vivo para testar isto

  5. Drune diz:

    "Ola joana td bem?"

  6. gatuno diz:

    Rock on! \m/

    Agora só te falta arranjares uma interface gráfica para começares a vender isso às operadoras! :P jkg

Comentar

widgeon
widgeon
widgeon
widgeon