Gerador de Galeria de imagens HTML (Python)
É um script que fiz em Python para gerar uma galeria de fotos em html a partir de um directório com fotos, pois precisava de o fazer porque tinha um directório com várias fotos e "colocar" uma foto de cada vez em código html é trabalhoso, por isso aproveitei uma biblioteca de Python e pus mãos à obra.
A minha primeira dificuldade foi certamente criar uma thumbnail da imagem em questão, por isso dei uma visita ao Google (http://www.google.pt) e rapidamente encontrei o que queria: Python Imaging Library (http://www.pythonware.com/products/pil/). É óbvio que não sabia como trabalhar com este, então disse a mim mesmo: RTFM, fi-lo e em questão de minutos já sabia minimamente o que queria.
Primeiro de tudo tive que indicar que imagem abrir, para isto atribuí a uma variável o resultado de
Image.open(imagem)
Em que imagem será uma variável com o caminho da foto/ficheiro.
Também declarei outra variável: THUMBSIZE, em que atribuí a esta a largura e altura da thumbnail (230x153), mais propriamente o valor 230,153. Após isto utilizei a função
Thumbnail
da biblioteca PIL (Python Imaging Library) para a criar, que tem a seguinte sintaxe:
Img (esta foi uma variável criada por mim em que terá como valor o resultado de image.open(imagem) –
img.thumbnail(THUMBSIZE)
OK. Já tenho a thumbnail da imagem, agora tenho que a salvar… mas há um problema: Imaginemos que o utilizador do script já o correu anteriormente, mas agora acrescentou mais imagens, só que as thumbnails das imagens já existentes encontram-se no directório… como fazer para não criar uma thumbnail de uma thumbnail?
É simples, basta utilizar um if para verificar se as primeiras 5 letras da variável imagem são constituídas pela palavra thumb
If imagem[0:5] != "thumb":
Após esta verificação, caso o resultado seja Verdadeiro e não Falso, o script vai executar o que vem a seguir a esta condição:
Img.save('thumb.' + str(imagem), "JPEG")
Ou seja, o ficheiro ficará: thumb.Foto1.JPG note-se aqui o uso da função str() para converter o valor de imagem para uma string (cadeia de caracteres alfanuméricos). Basicamente a função save do PIL é para salvar num ficheiro as alterações feitas à imagem.
E pronto, temos o problema de criar as thumbnails resolvido.
Aqui abaixo segue-se o código completo do script.
Tive que o colocar num ficheiro porque não sei mandar o wordpress ignorar tags html.
Nota: As tags html do código não estão terminadas porque fiz isto um pouco à pressa.
USELESS LIKE YOU
És muito boa pessoa e tal, mas tenta lá largar esse vício nefasto do python, que isso faz mal à saúde, incomoda as outras pessoas e ouvi dizer que agora é proibido usá-lo em espaços públicos fechados. Obrigado.