Mais um blog inútil.

Julho 23, 2010

Maquinas Fotográficas Vintage

Filed under: lulz,Serious Business,Useless — falso @ 0:37

Ora viva amigalhaços!
Eu desde há uns tempos que ando fascinado com maquinas fotográficas clássicas, e então há coisa de uns meses atrás vi alta pérola no eBay, uma Kodak Junior II por um preço mesmo bacano, o gajo la dizia que estava boa, e o rating dele era 100% então comprei logo à fome.

Pronta a disparar Detalhe da lente

Quando a recebi é que descobri que havia um drama maior, esta maquina usa rolos de 620, que já não são fabricados, mas com ajuda das Internets descobri que existem os rolos de 120, mas há um pequeno problema, o "carreto" dos rolos de 120 é um bocado mais comprido e mais largo que os de 620, e não cabe na minha maquina. E de novo, Internets to the rescue, achei uns documentos a explicar que se pode limar e cortar um bocado do plástico dos rolos de 120 ate atingirem o tamanho dos clássicos de 620.
Comprei então um pack de 5 rolos de 120 a PB no eBay por alta preço, pedi uma lima toda xpto a um amigo, e eu mais a minha namorada aplicamos-nos a lixar até aquilo caber na maquina.

Depois entretanto parti uma perna e tal, e o rolo teve mil anos na maquina, até que houve um dia que fui com uns amigos até aos Algarves, e eu mandei logo a dica que tínhamos de passar na Praínha de Alvor para tirar umas fotos, porque há uns aninhos atrás o grande Xumpi levou-me la e amei mesmo aquilo.

Andei lá de tripé e tal na praia a tirar fotos com esta relíquia :-P Quando voltei, pus o rolo a revelar, e DUAS SEMANAS E MEIA depois estava revelado, e o resultado foi melhor do que eu esperava!

nameNNNN-001 nameNNNN-003
nameNNNN-006 nameNNNN-004

As fotos estão todas aqui.


Agora há umas semanas atrás novamente no eBay vi alta SLR classica dos anos 70 fabricada na RDA, uma Praktica Super TL 1000, o preço era tão apetecível que não resisti e comprei.

Esta maquina já é mais profissional, é a minha primeira SLR, e pelo que descobri um pouco tempo depois de a ter é que existem MONTES de lentes para ela, usa o tipo de rosca M42. Tem alta "light-meter" para dizer como esta o nível de luz, bem, é uma maravilha! Comprei um rolo, e nestas ferias tenho estado a tirar fotografias com ela. Revelei-as hoje, e para mim ficaram mesmo baris! Estão com alta aspecto vintage, parece que foram tiradas nos anos 70 ou 80.

prakticaNNNN-004 prakticaNNNN-001
prakticaNNNN-012 prakticaNNNN-021
prakticaNNNN-025 prakticaNNNN-008

As fotos estão todas aqui.

Espero que tenham curtido, fiquem bem e joguem muito!

6 comentários a “Maquinas Fotográficas Vintage”

  1. ecta diz:

    BUEDA FIXE!

  2. gatuno diz:

    deves é ter pago uma pipa de massa pa revelar as fotografias!! diz lá quanto foi...

  3. falco diz:

    Alto post!
    Amei!!!

  4. Y. diz:

    Man, vais ter que tirar as fotos da BODA com essas máquinas, por FABOR.

  5. nifan diz:

    Também tenho uma vintage, mas esta é especial! É russa :)
    O mount da lente também é M42, ainda só usei a lente invertida numa DSLR para brincar com fotos macro.

    Aqui está o bixo: http://farm5.static.flickr.com/4010/4700378129_037d48282b_z.jpg

  6. thread diz:

    Na proxima almoçarada, tens de levar estas reliquias para registar o momento!

    Amei este post.

Comentar

widgeon
widgeon
widgeon
widgeon